Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Manual para famílias - Como lidar com o isolamento em contexto familiar

Manual para famílias - Como lidar com o isolamento em contexto familiar

25-04-2020 12:36



Está com dificuldades em lidar com o isolamento em família?

A Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, lançou um manual para famílias que tem como principal objetivo apoiar as famílias a lidar com o stress do isolamento em casa, no quadro da pandemia de covid-19.

O manual vai ajudá-lo a si a à sua família.

O manual  defende que “é fundamental a organização de uma rotina diária que responda às necessidades de todos/as e que equilibrem momentos de trabalho e de lazer, de interação e autonomia”. Adverte ainda que todas as famílias devem estar preparadas para gerir “momentos de tensão e de conflito” que possam surgir, demonstrando “sensibilidade para com o estado emocional do outro”. E que as crianças e jovens são “vulneráveis às pressões do meio” e à situação de isolamento, sendo “a sua estabilidade, confiança e segurança” afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão da exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais”.

O manual deixa ainda várias informações sobre como lidar com o isolamento, como “aprender a reconhecer os sentimentos e partilhá-los com a família”, “procurar ser tolerante”, realizar tarefas em família e “controlar a exposição constante às notícias sobre a covid-19”.

Este manual é uma peça essencial nos momentos mais difíceis pelos quais todos estamos a passar. É importante manter a serenidade, fortalecer os laços em família, gerir momentos de tensão e conflito. Leia-o atentamente  e continue a manter o isolamento e o distanciamento social, medidas de afastamento social essenciais para que juntos possamos quebrar a cadeia de transmissão do vírus entre pessoas.

Proteja-se a si, a sua família, os outros.

📄 Aconselhamos a leitura do manual! (clique aqui)

Fonte https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/manual-para-familias-como-lidar-com-o-isolamento-em-contexto-familiar.aspx

Voltar à página de Notícias