Inicio :: Introdução

Acerca de

O Gabinete de Atendimento à Família vem realizando, ao longo destes vinte anos de serviço solidário à comunidade, este evento científico aberto a todos os profissionais que intervêm na transformação da realidade social, para que as suas práticas sejam mais intencionalizadas e sistematizadas na construção de uma efetiva sociedade mais justa e inclusiva. Por tal, convida todos os anos investigadores nacionais e internacionais especializados em áreas específicas da intervenção comunitária, para que através dos seus saberes proporcionem oportunidades de questionamento das práticas correntes de intervenção, que estão a ser desenvolvidas pelos profissionais no terreno, produzindo alternativas inovadoras e com um capital de transformação social para o empoderamento dos cidadãos desempoderados.

Cada ano, as jornadas focalizam-se numa temática e área de intervenção em que o GAF vem intervindo ao longo destes vinte anos, elegendo como alvos privilegiados da sua atuação os grupos tipificadores da exclusão social. Estas XX Jornadas, focalizam-se numa atividade planeada no âmbito Projeto XYX: Empoderamento Individual e Comunitário, que teve o seu início em 2013 e termina em Junho de 2014, promovido pela equipa do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, por isso, a equipa responsável pela organização destas XX Jornadas. Este projeto, para além da sua pertinência para a investigação, tem uma elevada relevância histórica e social face à elevada prevalência de índices de violência doméstica na sociedade portuguesa, incluindo a violência nas relações de namoro. Efetivamente, constata-se que a violência nas relações de intimidade entre os jovens que se encontram numa etapa de namoro, apesar de assumir contornos diferentes da violência entre adultos, é uma realidade mascarada e quase silenciada na sociedade portuguesa, mas com índices preocupantes de elevada incidência. Um em cada quatro jovens assume-se como vítima de violência no namoro.

Partindo desta preocupante realidade, constituindo-se a violência no namoro como um preditor da violência conjugal (Hamby 1998) face a esta real constatação de que muitos jovens evidenciam crenças que legitimam as condutas abusivas, sustentada por várias investigações nacionais e internacionais (Machado, Matos, Moreira, 2003; Dias, 2012; Cate et al, 1982 ; Glass et al, 2003), tendo em conta que praticamente não existe uma intervenção intencionalizada na população portuguesa para a prevenção da violência nas relações de namoro, elaborou-se este projeto de intervenção, designado por XYX. O Projecto XYX definiu como principal público-alvo das suas ações a população jovem que frequentava o Ensino Superior, tendo como objetivo geral consciencializar, formar e mobilizar os jovens sobre a constatação de comportamentos de violência nas relações de namoro, prevenindo a violência doméstica entre os seus pares e a população em geral. Sinalizam-se, sumariamente, as principais atividades desenvolvidas ao longo deste projeto em ordem à concretização dos seus objetivos.

Desenvolveram-se ações de sensibilização, formação e mobilização de alunos do IPVC, concretamente com estudantes do curso de Marketing da Escola Superior de Ciências Empresariais (IPVC- Valença) e Design do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (IPVC/Viana do Castelo) e seus respetivos professores para promoverem uma campanha distrital de combate à problemática sobre os temas violência contra a mulher, as pessoas idosas, o tráfico de seres humanos e violência no namoro. Neste momento encontram-se em fase de construção materiais (cartazes, pin's, flyers, muppies, etc.) a lançar nas jornadas.

Desenvolveu-se um programa de prevenção da violência no namoro com alunos do IPVC (Escola Superior de Enfermagem e Escola Superior de Educação) através de uma metodologia de educação pelos pares, recorrendo a estratégias do Teatro do Oprimido. Inicialmente, os estudantes foram alvo de ações de formação sobre esta metodologia para posteriormente, enquanto “especialistas no tema", serem mobilizados a desenvolver projetos de combate da mesma com o grupo de pares como, por exemplo, organizar conferências, ciclos de cinema, concursos de expressão plástica, etc… Elaborou-se um manual sobre esta metodologia de intervenção que sistematiza os conteúdos-chave sobre a conceptualização teórica dos temas que contempla o programa de prevenção da violência no namoro. O manual serviu de suporte à formação dos pares e será disseminado pelos profissionais da área interessados em replicar esta metodologia inovadora de intervenção: educação através dos pares, enquanto estratégia de implementação para a prevenção da violência doméstica.

As XX Jornadas do GAF pretendem constituir-se na ação principal e nuclear para atingir o terceiro objetivo do Projeto XYX: convocar num seminário internacional investigadores e profissionais deste domínio de investigação e intervenção para partilharem saberes e experiências de intervenção sistematizadas e inovadoras para a prevenção da violência de género, tráfico de seres humanos e a promoção de uma efetiva igualdade de género. Como poderão constatar pelo programa destas XX Jornadas, este objetivo já está garantido, pela presença confirmada de investigadores nacionais e internacionais de excelência.

Como este evento pretende ser um momento de partilha de investigação e de projetos de intervenção, convidam-se os jovens investigadores que se encontram a desenvolver investigação neste domínio, no âmbito dos mestrados e doutoramentos, a partilharem os seus estudos com os participantes das jornadas, sob forma de poster. Aceitam-se propostas até ao dia 18 de abril, para serem avaliadas por uma comissão científica das jornadas, até ao dia 4 de maio.

Finalmente, agradeço, em nome da Direção do GAF, à Equipa do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (as Dras: Mónica, Sofia, Marta, Joana, Lúcia e Marisa) responsável por todo o trabalho desenvolvido ao longo deste projeto e pela organização deste evento de elevada qualidade científica, atravendo-me a arriscar, o de maior qualidade a realizar no Distrito de Viana do Castelo durante o ano de 2014. Estão convidados todos os profissionais da intervenção comunitária e cidadãos envolvidos na participação ativa na construção de um sociedade mais justa, solidária e respeitadora de uma efetiva igualdade de oportunidades para todos, a participarem neste evento, que o GAF vos oferece cada ano.

Pela Direção do GAF,
P. Carlos Manuel Gonçalves


Objetivos

Este encontro tem como intuito promover a reflexão sobre os paradigmas e práticas de intervenção atuais no âmbito da Violência Doméstica. Desde logo, perscrutando diferentes perspetivas a nível nacional e internacional numa ótica de aquisição de ferramentas de trabalho sustentadas, inovadoras e eficazes.

Norteia também este evento, a intenção de proporcionar aos participantes uma panóplia de comunicações onde os diferentes autores e violências estejam representados, ressaltando linhas mestras de conceptualização e de intervenção sobre a problemática. Este evento almeja ainda cativar os participantes pelas emoções, na medida em que os saberes académicos serão transmitidos imbuídos de momentos artísticos, facilitadores da partilha de experiências e do enriquecimento pessoal e profissional.


Destinatários

Estudantes e profissionais das áreas da psicologia, serviço social, direito, sociologia, saúde, educação, entre outros, que na sua prática profissional lidem direta ou indiretamente com a problemática do evento.

Todos os interessados em aprofundar conhecimentos sobre esta área e/ou que se movem pela causa de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Instituição Particular de Solidariedade Social - Inscrição nº 58/96 Publicada em D.R. III 14-03-1997 - N.º Contribuinte 503748935
Desenvolvido por: GAF • Versão 3 • Ultima actualização:2014.02.18 • Optimizado para +1024x768