Introdução
Programa Posters Materiais Localização Inscrições Agradecimentos

Sobre as Jornadas Objectivos Destinatários



XVII Jornadas
.


O Gabinete de Atendimento à Família, ao longo destes 17 anos ao serviço da construção e devolução da cidadania aos cidadãos que as sociedades excludentes marginalizam, vem realizando, ininterruptamente, este evento cultural e científico mobilizando especialistas, nacionais e internacionais, das várias áreas de investigação e intervenção que se disponibilizam para prestarem graciosamente este serviço de extensão à comunidade.
O GAF foi configurando, ao longo do tempo, a sua marca na qualidade técnico-científica das suas práticas –– aliás, amplamente reconhecidas pelo peritos nacionais e internacionais –– nas várias valências em que presta serviços, elegendo sempre como alvos privilegiados de intervenção os grupos mais tipificadores da exclusão social: jovens/adultos sem projectos de vida provenientes de famílias disfuncionais, sem abrigo, consumidores de substâncias, infectados de HIV/SIDA, mulheres vitimas de violência, desempregados de longa duração, famílias em situações reais de pobreza estrutural (económica, emocional e social) ?. Por isso, organiza todos os anos estas jornadas de estudo para reflectir as suas práticas e melhor as intencionalizar e sistematizar, através do contributo de olhares distanciados de especialistas, para que o serviço prestado tenha potencial de desenvolvimento e empoderamento dos seus utilizadores.

Estas XVII Jornadas, organizadas sob a responsabilidade da equipa do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e VIH/SIDA, têm como temática geral: "Educação Sexual em tempos de Sida". Pela relevância social da temática e pela presença confirmada do melhores especialistas do domínio de investigação e intervenção garante, à partida, a excelência do evento constituindo-se, do meu ponto de vista, um dos maiores eventos científicos realizado no Distrito de Viana do Castelo nos últimos anos.

Num contexto histórico social e cultural, em que as relações humanas são cada vez mais egocentradas e instrumentalizadas, torna-se urgente construir uma cultura da reciprocidade através de uma educação sexual em que as dimensões da relação e dos afectos tenham a sua centralidade.

Quando se torna obrigatória a Educação Sexual em contexto escolar (D.L. 60/2009; Portaria, nº 196- A/2010), com toda as apreensões, medos e desconfianças por parte dos pais e professores, torna-se urgente desconstruir fantasmas, estereótipos, moralismos acerca da temática para que, através da formação/educação sustentada, se possa assumir uma relação mais saudável com a sexualidade, transmitindo este legado experiencial de ternura, respeito e responsabilidade às gerações mais novas. Esta constatação destaca a importância da educação para os afectos e para a sexualidade como estratégia para a prevenção da infecção pelo VIH e para o combate ao estigma e à discriminação das pessoas infectadas e afectadas pelo VIH/Sida.

Por fim, gostaria de vos dar as boas vindas a estas XVII Jornadas do GAF ficando a garantia que será uma excelente oportunidade para: pais, educadores, técnicos de educação/formação e profissionais de saúde, intencionarem a sua acção nos serviços dirigidos a crianças, adolescentes e adultos. Saudações afectuosas.

P. Doutor Carlos Manuel Gonçalves
Director do GAF






Objectivos
.


· Explorar o conceito de sexualidade ao longo da vida;

· Actualizar conhecimentos ao nível da educação para a sexualidade e da infecção pelo
VIH;

· Desenvolver competências de estruturação, implementação e avaliação de
programas de educação para a sexualidade, de promoção da igualdade de género e de
prevenção da infecção pelo VIH;

· Explorar as normas e valores associados à educação para a sexualidade e o papel
desempenhado por cada agente educativo neste processo;

· Analisar o contributo da educação para a sexualidade enquanto estratégia de
prevenção da infecção pelo VIH;

· Combater o estigma e a discriminação associados à infecção pelo VIH;

· Explorar os constrangimentos de vida associados à infecção pelo VIH e quais as
respostas da medicina para os minorar.





Destinatários
.


Estudantes e profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Educação (educadores de infância, professores e assistentes operacionais),Enfermagem, Medicina, Direito; Pessoas infectadas, afectadas ou preocupadas com a problemática do VIH/Sida; Pais e outras pessoas interessadas nas temáticas a abordar.






Introdução
Programa
Posters
Materiais
Localização
Inscrições
Agradecimentos







GAF - Rua da Bandeira,342 4900-561 VIANA DO CASTELO, Portugal - Telef. 258 829138 - Fax 258 811313 - jornadas@gaf.pt