Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Intervenção Contextos Festivos - Receção Caloiro 2016

Intervenção Contextos Festivos - Receção Caloiro 2016

08-11-2016 15:29

2016-10-25-gaf_adicoes-rececao_caloiro
Do dia 06 de Novembro a 10 de Novembro irá decorrer mais uma intervenção da Equipa de Rua do GAF em contextos festivos, desta vez na receção ao caloiro do IPVC. Em parceria com o CRI(Centro de Respostas Integradas) do Ministério da Saúde e a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), na cedência de uma unidade móvel.
O objetivo é prevenir, informar, apoiar e reduzir os riscos aos frequentadores na gestão dos prazeres e riscos associados à festa, ao consumo de substâncias psicoactivas e à sexualidade. Apostamos numa intervenção de proximidade, através de ações de prevenção dos riscos e redução dos danos.
Sabemos como as festas são fenómenos aglutinadores de grupos e de subculturas e que se constituem como espaços de excelência para o lazer onde os seus frequentadores dão largas a algum exagero e libertação no sentido da superação de limites e de fuga ao controlo social. É também nestes contextos, que determinadas substâncias são usadas para favorecer a procura de sentidos e o aumento da intensidade de vivência da festa. Surge então a intervenção da Equipa de Rua , assente nos Modelos da Redução de Riscos e Minimização de Danos e na Gestão de Prazeres e Riscos. A Redução de Riscos aceita que o consumo de substâncias psicoactivas e a sexualidade existem mas defende que há práticas mais seguras que outras e que a pessoa é capaz e deve ter comportamentos que protejam a sua saúde. A Gestão de Prazeres preconiza um discurso o mais neutro possível, que não negligencia a existência de prazeres e não dramatiza os riscos e atribui ao indivíduo, a responsabilidade decisões e ações. Procura-se com a intervenção que os indivíduos tomem decisões o mais informadas possível, reduzindo os riscos para os próprios e para a comunidade em geral.
Disponibilizaremos material informativo sobre substâncias psicoactivas, doenças sexualmente transmissíveis e os serviços sócio-sanitários existentes na comunidade envolvente. Iremos também disponibilizar material preventivo e/ou contracetivo para proteção de doenças sexualmente transmissíveis e testes de alcoolemia.
Procura-nos! estamos no e pelo recinto!
Divirtam-se sem correr riscos...

Voltar à página de Notícias