Enquadramento

O Gabinete de Atendimento à Família – GAF - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada a 24 de Maio de 1994 pela Ordem dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo, que trabalha com indivíduos e famílias em situação de exclusão. A 26 de Julho de 1996 é criado o Centro de Dia, com os ateliers ocupacionais, com o objetivo de promover a inclusão social através do desenvolvimento de competências facilitadoras da integração pessoal, familiar e profissional.

A partir de Fevereiro de 2002 surgiu o conceito “Oficinas” como uma das componentes dos ateliers, tendo em vista a simulação em contexto real de trabalho dos utilizadores deste espaço.

Em Maio de 2011 as Oficinas passam também a desenvolver produtos com a chancela MIMUS, uma marca da instituição, que comercializa Produtos e Serviços Socialmente Solidários.

A partir Janeiro de 2012 a equipa de trabalho ajustou-se às novas realidades do mercados e às suas solicitações, passando a disponibilizar um serviço de “outsourcing” para ateliers criativos que pretendam desenvolver projetos utilizando os nossos recursos.

Conceito

Numa época em que o comércio internacional dos países industrializados monopoliza as transações comerciais, o trabalho social desenvolvido nas Oficinas GAF, disponibiliza um trabalho assente em princípios mais justos e solidários: A produção e a comercialização dos nossos produtos visam a melhoria da auto-estima do utente de forma a torná-lo independente.