Inicio>Notícias>Generation Games: missão cumprida!

Generation Games: missão cumprida!

19-09-2017 16:49



No passado domingo, 17 de setembro, celebramos o desporto, a diversidade, a inclusão e a cooperação! Foi com grande satisfação que observamos os sorrisos dos/as participantes e apoiantes da 1.ª edição Generation Games – Jogos para Tod@s! realizada em Portugal.

A comunidade vianense aceitou o desafio lançado pelo GAF e pelo Município e marcou presença no Jardim da Marina, para se divertir neste evento que assenta num princípio simples: todas as pessoas de diferentes gerações a praticar desporto juntas, inspirando-se mutuamente!

A sessão de abertura contou com a presença da Sr.ª Vereadora do Pelouro da Ação Social, Dr.ª Ana Margarida Silva, do Prof. João Ferreira, em representação da Direção do GAF e de Manuela Machado, que amadrinhou o evento. Foi destacado o caráter inclusivo e cooperativo desta iniciativa, não só pela diversidade das pessoas que nele participaram, mas também pela rede de parceiros envolvidos na organização.

O circuito desportivo, que envolveu 14 equipas e aproximadamente uma centena de participantes, incluiu as seguintes modalidades: voleibol, boccia, remo em equipamento indoor, joelette, mini-golfe, atletismo, malha e jogo da corda. Para além, disso, as equipas responderam a um quiz sobre desporto e participaram no Relay Baton Project, que consiste em receber mensagens inspiradoras vindas de concorrentes de outros países e enviar palavras de incentivo o a futuros/as participantes. .

Simultaneamente, decorreu, no mesmo recinto, o programa de animação, composto por atividades de caráter recreativo, demonstrativo e/ou experimental, dirigidas a quem assiste ao evento, de forma a promover, junto da população, a prática de atividade física e estilos de vida saudáveis. No palco do anfiteatro, aulas de Zumba, Pilates, Danças Afro-Latinas e Danças Urbanas, cortesia dos parceiros Solinca, Academia Já Dança e Open Dance School. Nos relvados, demonstração de GoalBall, promovida pela Íris Inclusiva e fun zone com insufláveis, escalada, slide e air bungee.
Cooperativo, mas, nem por isso, menos competitivo, o evento terminou com a subida ao pódio das três equipas com melhor classificação nas diversas modalidades. A equipa vencedora - Imparáveis da Mobilitas - recebeu o prémio, uma oferta do Hotel Feel Viana.

É, pois, com imenso agrado que consideramos ter ido ao encontro da essência desta iniciativa: promover a atividade física, o desporto, a cooperação, a educação e a saúde, considerando sempre uma perspetiva de coesão e inclusão social. Para isso, foi determinante a colaboração e dedicação de todos os parceiros, nomeadamente, do Município de Viana do Castelo e Banco Local de Voluntariado, Delegação de Viana do Castelo da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – Viana do Castelo, Fundação AMA Autismo, Íris Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes, Mobilitas – Associação de Apoio a Pessoas com Mobilidade Reduzida, clube de remo Viana Remadores do Lima, Clube de Golfe de Viana do Castelo, Associação de Voleibol de Viana do Castelo, Solinca, Open Dance School, Academia Já Dança e à International Generation Games Association.

A iniciativa Generation Games, criada na Holanda em 2012, tem vindo a espalhar-se pelo mundo, tendo sido realizada em diversos países.

Voltar à página de Notícias