Inicio>Notícias>Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2018

Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2018

18-10-2017 12:29


O GAF, em particular o Projecto Doequ@l associa-se hoje às comemorações do Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
O Tráfico de Seres Humanos é um crime contra a liberdade pessoal que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Envolve a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objectivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração.
Em Portugal, de acordo com o relatório anual de 2016 do Observatório de TSH, foram sinalizadas 264 presumíveis vítimas de TSH, 172 do sexo masculino e 92 do sexo feminino. Sabendo-se contudo que estes números reflectem apenas a ponta do iceberg de um problema que atinge muitas mais pessoas, dado tratar-se de um crime de difícil identificação e que permanece oculto em muitas sociedades.
As vítimas são, frequentemente, enganadas, raptadas, roubadas, maltratadas e sujeitas a diversas formas de exploração.
É caso para dizer que afinal a escravatura não cessou! Continuam a vender-se e a comprar-se crianças e pessoas em pleno século XXI. O critério deixou de ser a cor de pele, basta estar apenas numa situação de maior vulnerabilidade:
- Ser natural dum país afectado pela pobreza, estar a fugir de uma guerra, ou simplesmente sonhar com uma vida melhor num outro ponto do planeta e ser ludibriado por uma rede de tráfico…
Sim. As vítimas estão entre nós. A Mulher de um dos bares de alterne do Alto Minho pode estar a ser vítima de exploração sexual, as castanhas do último magusto podem ter sido colhidas através de trabalho escravo numa exploração agrícola em Portugal, a Criança com traços diferentes que nos implora uma moeda pode estar a ser explorada para mendicidade.
Esteja atento, se suspeitar de uma possível situação de tráfico denuncie às autoridades.

Mais informações em www.gaf.pt/doequal

Voltar à página de Notícias